Nas Notícias

Mais de metade das crianças não consomem quantidades mínimas de frutas e legumes

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) divulgou um estudo, esta segunda-feira, onde mostra que 65 por cento das crianças não ingerem a quantidade mínima de frutas e legumes estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Organização Mundial de Saúde recomenda cinco porções diárias de frutas ou legumes, o equivalente a 400 gramas, mas são raras as crianças que cumprem os conselhos.

Entre os dois e os 10 anos, 65 por cento das crianças não ingere as quantidades mínimas recomendadas pela OMS. Segundo a investigação, as crianças que mais se afastam do aconselhável estão entre os 6 e os 7 anos.

O estudo mostra ainda que 85,8 por cento dos alunos almoça todos os dias no refeitório da escola, mas mais de metade desses alunos admitem não incluir legumes no prato.

Os dados da APCOI mostram também que as crianças obesas são as que menos legumes ingerem, com uma percentagem de 38,3 por cento de consumo inferior ao recomendado.

A amostra deste estudo é composta por 17 698 crianças com idades compreendidas entre os dois os 10 anos, divididas por 388 estabelecimentos de ensino de 139 concelhos de 18 distristos e das duas regiões autónomas, Açores e Madeira.

A recolha foi realizada junto dos alunos participantes na 6ª edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” no ano letivo de 2016-2017.

 

Em destaque

Subir