Tecnologia

Há conversas que o Messenger do Facebook mantém escondidas

messenger facebook sms

O Messenger tem 900 milhões de utilizadores mensais ativos, anunciou o Facebook, e a grande maioria não sabe que tem uma segunda caixa de correio. Há mensagens que vão parar à pasta ‘Pedidos de mensagem’, que estava escondida ‘ao lado’ da caixa para as mensagens recebidas.

Quem utiliza o Facebook está mais do que habituado ao Messenger, o serviço de mensagens instantâneas que a empresa lançou, numa segunda fase, como aplicação. O que nem todos (a grande maioria, aliás) sabem é que, mesmo ao lado da pasta ‘Mensagens’, que agrega as mensagens enviadas e recebidas, está a pasta ‘Pedidos de mensagem’, que pode ter mensagens… recebidas.

Quando foi lançada, era nesta pasta (que então se chamava ‘Outros’) que caíam as mensagens enviadas por utilizadores que não faziam parte da rede de amigos. A pasta ‘Outros’ foi desativada em outubro do ano passado, mas na ‘Pedidos de mensagens’ continua a existir uma subpasta que filtra essas mensagens enviadas por ‘desconhecidos’: e que se chama, precisamente, ‘Pedidos filtrados’.

Quando o Facebook veio anunciar que o Messenger passou a barreira dos 900 milhões de utilizadores mensais ativos, os motivos de festa rapidamente deram lugar às críticas. Afinal, como é possível que tantos milhões usem um serviço sem nunca terem percebido que há mensagens (que podem ser importantes) a serem filtradas para uma pasta escondida?

Através de outra rede social, o Twitter, Brittany Knight deu um exemplo de um problema que surgiu devido à pasta ‘secreta’ do Messenger: “Perdi o meu passaporte no ano passado e um 10/10 [código que significa uma pessoa de carácter excelente] enviou-me uma mensagem a dizer que o tinha, mas o Facebook escondeu essa mensagem”.

Não pense que o problema só afetou quem andasse ‘distraído’: houve até jornalistas de tecnologia, como Daniel Emery, que foram vítimas desta filtragem das mensagens. Foi precisamente ao investigar a ‘pasta escondida’ que o jornalista ficou a saber, através de um amigo real com o qual não tinha amizade no Facebook, da morte de um amigo comum, dois meses antes.

Se estas mensagens estão escondidas, como é que o utilizador as pode ler? Tem de abrir a caixa, seguindo três passos simples: clicar no ícone das mensagens, alterar a pasta para (clicando sobre) ‘Pedidos de mensagens’ e, por fim, selecionar (clicando) ‘Ver pedidos filtrados’.

Em destaque

Subir