Mundo

“Merkel usa gasolina para apagar chamas da Europa”, diz ex-governante germânico

joschka_fischerJoschka Fischer, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, acusa Angela Merkel de “usar gasolina” para apagar as “chamas da Europa”. Num artigo que Fischer assina no jornal Sueddetusche Zeitung, o ex-governante germânico lança críticas à chanceler alemã e considera que “a Europa cairá no abismo se não houver entendimento entre Berlim e Paris”.

O antigo ministro alemão usa uma imagem para caracterizar o papel da chanceler alemã no processo de recuperação económica da Europa. Num artigo publicado no jornal Sueddetusche Zeitung, Joschka Fischer fala de chamas incontroláveis.

“A Europa está em chamas e Angela Merkel usa gasolina para apagar o fogo”, escreve Joschka Fischer, que ocupou o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros da Alemanha.

Fischer antevê o caos no velho continente considera que a “Europa está à beira do abismo”, cenário que evitará apenas se Merkel e François Hollande, Presidente Francês, se entenderem, no novo cenário político franco-alemão.

“A Europa só não cairá no abismo, nos próximos meses, se mudar de rumo, se Berlim e Paris chegarem a acordo sobre uma união fiscal”, defende Joschka Fischer. Esta união passa por uma compra de dívida pública dos países da Zona Euro por parte do Banco Central Europeu, além da mutualização das dívidas, com a emissão de eurobonds.

No entanto, Angela Merkel mantém-se firme contra as eurobons, os títulos de dívida europeus. Por seu turno, François Hollande defende este caminho, mas o sucesso da Europa passa, segundo Joschka Fischer, pela capacidade do Presidente francês em convencer Merkel a mudar de rumo. A tarefa de desviar a gasolina das chamas da Europa não será fácil.

Em destaque

Subir