Nas Notícias

Merkel felicita Von der Leyen, uma “europeia convicta”, pela eleição para a liderança da Comissão Europeia

A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou hoje Ursula Von der Leyen, uma “europeia convicta e convincente”, pela eleição para a presidência da Comissão Europeia, congratulando-se com o facto de uma mulher alemã assumir a liderança do executivo comunitário.

“Com ela, haverá pela primeira vez uma presidente da Comissão Europeia e, após mais de 50 anos, um alemão à frente do executivo europeu. Estou muito feliz porque ela será uma líder europeia convicta e convincente da Comissão Europeia”, declarou a chanceler alemã num comunicado.

A ex-ministra da Defesa alemã e uma das vice-presidentes da União Democrata-Cristã (CDU, a força política de Merkel) Ursula Von der Leyen foi hoje eleita para a presidência da Comissão Europeia pelo Parlamento Europeu, ao recolher no hemiciclo de Estrasburgo (França) 383 votos a favor, 327 contra, 22 abstenções e um nulo.

Candidata indigitada pelo Conselho Europeu para a presidência da Comissão Europeia, a conservadora Von der Leyen, 60 anos, irá assim suceder, em 01 de novembro, ao luxemburguês Jean-Claude Juncker, que liderou o executivo comunitário nos últimos cinco anos, tornando-se na primeira mulher a ocupar o cargo.

A nova presidente da Comissão Europeia precisava de pelo menos 374 votos para ser eleita – metade dos eurodeputados mais um -, tendo superado a maioria absoluta por apenas nove votos.

Em destaque

Subir