Nas Notícias

Angela Merkel é “persona non grata” em Portugal, dizem ‘Os Verdes’

angela merkel2Angela Merkel, chanceler alemã, visita hoje Portugal, mas não é bem-vinda para ‘Os Verdes’, que apelidam Merkel de “persona non grata” e prometem “estar na rua”, com diversas “iniciativas de protesto” contra a visita da chanceler.

O Partido Ecologista ‘Os Verdes’ emitiu um comunicado onde revela que vai andar na rua, “a contactar a população, com uma larga distribuição de documentação”, com o objetivo de “denunciar as agressões e malfeitorias das políticas de austeridade que estão a ser impostas a Portugal e ao povo português, decorrentes do acordo com a troika e das políticas do governo”.

Segundo ‘Os Verdes’, a chanceler Angela Merkel é o rosto dessa austeridade e “uma das grandes defensoras das políticas antissolidárias”. Nesse sentido, Merkel “não é bem-vinda a Portugal”.

A visita da chanceler alemã será o mote para os ecologistas saírem às ruas, nesta segunda-feira, para protestar contra a austeridade e apelar à participação dos portugueses na greve geral do dia 14.

‘Os Verdes’ comentaram ainda as declarações de Angela Merkel ontem, na entrevista que concedeu à RTP1. “São declarações totalmente inaceitáveis e constituem uma afronta à soberania de Portugal e do povo português”, acusam.

Merkel defendeu a necessidade de “implementação de reformas na área laboral, a necessidade de privatizações e critica o excesso de empresas e serviços públicos”, destacam os ecologistas.

Assim, ‘Os Verdes’ apelam à população para que “aja para a mudança, aderindo à manifestação de contra a vinda de Angela Merkel ao nosso país”. Os ecologistas prometem “estar presentes”, bem como na greve geral de dia 14 de novembro.

“Os Verdes manifestam ainda a sua solidariedade com os trabalhadores gregos, espanhóis e italianos e de todos quantos, na próxima quarta-feira, estarão em greve, nesta que é a primeira greve geral alargada, de âmbito europeu”, realça a nota distribuída aos jornais.

O partido ecologista estará presente nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Viseu, hoje e amanhã.

Em destaque

Subir