Mundo

Merkel desmente Trump sobre aumento do crime na Alemanha

A chanceler alemã, Angela Merkel, negou hoje a alegação do Presidente norte-americano, Donald Trump, de que a criminalidade na Alemanha aumentou 10 por cento desde a chegada de centenas de milhares de refugiados ao país.

“As novas estatísticas sobre criminalidade foram apresentadas recentemente pelo Ministério do Interior e falam por si”, respondeu Merkel a uma pergunta sobre um ‘tweet’ de Trump.

“Naturalmente, temos de fazer mais na luta contra a criminalidade, mas evidentemente temos feito progressos”, acrescentou a chanceler, que falava numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente francês, Emmanuel Macron.

Donald Trump voltou hoje a interferir na crise política que abala a coligação de governo na Alemanha devido à questão das migrações, escrevendo num ‘tweet’ que “a criminalidade na Alemanha aumentou mais de 10 por cento” e afirmando que “os responsáveis [alemães] não querem anunciar estes números”.

Merkel reuniu-se hoje com Macron em Meseberg, a norte de Berlim, para conciliar posições com vista à cimeira europeia da próxima semana, dominada pela reforma da zona euro, pela política migratória e pela saída do Reino Unido da UE.

Sobre a questão migratória, no topo da agenda depois do caso Aquarius, o barco com migrantes recusado por Itália, e a posição de confrontação à política de Merkel assumida pelo ministro do Interior alemão, Hörst Seehofer, Macron insistiu na necessidade de uma “resposta europeia” ao “desafio migratório”.

O Presidente francês insistiu também na necessidade de haver “mais capacidades” para vigiar as fronteiras externas, mas também “mais mecanismos de solidariedade tanto fora como dentro das fronteiras” europeias.

Em destaque

Subir