Mundo

Merkel aterra na Grécia com uma manifestação promovida pelos sindicatos

angela merkelAngela Merkel, chanceler alemã, terá vida difícil quando aterrar na Grécia, onde a aguarda uma receção com protestos. Os sindicatos de Atenas prepararam uma manifestação e uma marcha, que pretende mostrar a Merkel o desagrado pelas políticas de austeridade em solo helénico. A chanceler vai reunir com o primeiro-ministro Antonis Samaras.

A chanceler alemã realiza nesta terça-feira a primeira visita à Grécia, desde que o país mergulhou numa grave crise financeira. E Angela Merkel não terá uma receção simpática em Atenas, já que os diversos sindicatos gregos se movimentaram no sentido de manifestar o desagrado pelas políticas de redução dos rendimentos.

Segundo a agência Reuteurs, os principais sindicatos gregos convocaram uma paralisação laboral, hoje, no dia da visita da chanceler alemã. Deste grande protesto faz parte uma marcha nas imediações do parlamento da Grécia. Angela Merkel – que vai encontrar-se com o primeiro-ministro Antonis Samaras – é o destinatário da manifestação.

Os sindicatos gregos não aceitam a supervisão alemã nas políticas daquele país e entendem que a visita de Merkel representa um sinal de perda de soberania da Grécia, perante as medidas de austeridade impostas ao país.

Angela Merkel vai precisamente avaliar os esforços de Samaras no cumprimento do programa de recuperação económica e financeira dos helénicos. Mas a chanceler alemã não é bem-vinda a Atenas e vai ouvir muitos protestos, nesta terça-feira.

Em destaque

Subir