Mundo

Mergulhador revela pormenores sobre resgate de crianças na Tailândia

John Volanthen, o mergulhador britânico que fez parte da equipa que encontrou os rapazes perdidos numa gruta da Tailândia, contou à BBC que antes de os ver e ouvir já os sentia. Entre os pormenores revelados, Volanthen conta que o cheiro foi determinante.

Numa longa e pormenorizada revelação, Volanthen diz que “às vezes”, a equipa de resgate “parecia que estava a transportar um saco de compras”.

“Se a passagem fosse estreita e funda, apertávamos o rapaz contra o nosso peito. Se fosse larga e baixa, agarrávamos de lado”, acrescentou.

John Volanthen, de 47 anos, encontrou a equipa de futebol e o treinador perdidos numa gruta na Tailândia, após nove dias desaparecidos.

O mergulhador britânico, acompanhado por Richard Stanton, admitiu que “há quem diga que foi sorte” mas que, no seu entender, não se tratou disso.”O nosso método foi nadar ao longo das passagens debaixo de água, emergir quando havia bolsas de ar, gritar e também cheirar”, acrescentou, citado pela BBC.

“Neste caso, cheiramos as crianças antes de as ver ou ouvir”, explicou.

Volanthen recordou também o momento em que encontrou as crianças, confessando que elas se sentiram “muito satisfeitas”.

“Tentámos dar-lhes ânimo. Não tínhamos comida para lhes dar, tínhamos luzes”, acrescentou.

As crianças encontram-se agora no hospital, onde têm sido acompanhadas por um psicólogo para que o seu estado de saúde mental esteja equilibrado.

Em destaque

Subir