Mundo

Mergulhador recebe notícia da morte do pai à saída da gruta

O médico australiano Richard Harris, o último elemento da equipa de resgate a deixar a gruta tailandesa, tinha à sua espera a notícia da morte do pai. E este médico teve de celebrar o sucesso da missão com a dor daquela perda.

Depois de resgatados 12 crianças e um adulto, o mundo ficou à espera da derradeira boa notícia: a garantia de que todos os elementos que participaram na missão estavam fora da gruta em Chiang Rai, na Tailândia, e em segurança.

Essa notícia chegou, pelo que o balanço oficial regista uma perda humana, ainda durante as operações de preparação do resgate.

Os mergulhadores que participaram nesta arriscada missão transformaram-se, desse modo, em grandes heróis de uma história que emocionou o mundo.

Em particular, o australiano Richard Harris. Foi apontado como o homem que deu luz verde para que o resgate avançasse, pela sua experiência e multidisciplinaridade – além de médico e mergulhador, é fotógrafo subaquático e já foi chamado a inúmeros resgates.

Os 30 anos de experiência no mergulho e a sua experiência profissional como médico determinaram que se tornasse no centro de decisões do salvamento daquelas 13 pessoas.

Daí que o drama do médico e anestesista Richard Harris, o último homem a deixar a gruta, tenha ganho maiores proporções.

Segundo avança o South China Morning Post, o pai do Harry morreu “momentos depois do fim do resgate”.

“Este é um momento de pesar para a família Harris, que ganha maior dimensão pelas exigências físicas e emocionais de integrar uma operação de resgate altamente complexa”, referiu um colega do médico, Andrew Peace, num comunicado citado pela imprensa.

Os 12 rapazes e o treinador, recorde-se, foram explorar a gruta depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho.

Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem. O acesso ao local onde ficaram encurralados só é possível via mergulho, através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

Desde então, o teatro de operações foi vedado à comunicação social, sendo que não houve divulgação de imagens.

O vídeo do multimilionário Elon Musk, dono da SpaceX e da Tesla, era um dos raros registos do local.

Veja as imagens:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=882A64WH6YG8

Entretanto, a Marinha Tailandesa divulgou imagens do resgate.

Em destaque

Subir