Nico Rosberg somou a sua terceira vitória consecutiva no Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, mas de uma forma insólita. É que a oito voltas do fim chamou Lewis Hamilton às boxes quando o ‘saftey car’ entrou em pista depois do inglês ter dominado toda a corrida.
Esta chamada para trocar de pneus acabou por custar o triunfo do campeão do mundo, já que quando regressou à pista ficou atrás de Sebastian Vettel e já não conseguiu sequer recuperar o segundo posto ao alemão da Ferrari,
A equipa de Hamilton calculou que o britânico tivesse mais vantagem sobre os seus perseguidores do que tinha, e sobretudo esqueceu-se que o ‘safety car’ – chamado a intervir devido a uma colisão entre Max Vestappen e Romain Grosjean em Sainte Dévote – iria agrupar o pelotão e as diferenças seriam suprimidas.
Certo é que esta inesperada vitória de Rosberg deixou-o mais próximo de Hamilton no campeonato, uma vez que antes do Grande Prémio do Canadá apenas 10 pontos ficam a superar os dois pilotos da Mercedes no topo da classificação.
Para Vettel a segunda posição foi um bónus, porquanto o alemão sabia que o normal seria o último lugar do pódio, já que ao longo da prova foi uma ‘sombra’ de Rosberg, depois do alemão perder o contacto com Hamilton após a fase inicial da corrida.
Longe desta luta, Daniil Kvyat fez uma prova solitária durante quase toda a prova, adotando um andamento consistente, embora não tão rápido como Daniel Ricciardo na fase final, depois do australiano montar pneus macios no seu Red Bull.
O piloto de Perth conseguiria ganhar o quarto posto ao seu companheiro de equipa, mas como as ordens de equipa são proibidas a Red Bull foi obrigada a mandar Ricciardo a devolver o quarto posto ao seu companheiro de equipa.
Embora largasse apenas da sexta posição, Kimi Raikkonen mostrou-se impotente para reverter o impacto da qualificação na sua ordem de passagem na pista, acabando por terminar como começou.
Destaque ainda para as exibições de Sergio Pérez e Jenson Button. O mexicano ‘pagou’ um fulgurante começo de corrida com um excelente sétimo lugar, como excelente esteve o britânico, que deu os primeiros pontos da época à McLaren.
Classificação
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h48m18,420s
2.º Sebastian Vettel (Ferrari) 4,486s
3.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 6,053s
4.º Daniil Kvyat (Red Bull) + 11,965s
5.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 13,608s
6.º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 14,345s
7.º Sergio Pérez (Force India) 15,013s
8.º Jenson Button (McLaren) + 16,063s
9.º Felipe Nasr (Sauber) + 23,626s
10.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) + 25,056s