Apresentações/Novidades

Mercedes lança GLE para ocupar o lugar do Classe ML

A Mercedes vai lançar no mercado o novo GLE, que se destina a ocupar o lugar na gama da marca do Classe ML. Uma opção ‘SUV’ do GLE Coupé, que é explicada pelo construtor de Estugarda como uma consequência da renovação que vem realizando nos seus produtos.

Visualmente, o novo GLE tem inspiração estética nos mais recentes modelos da marca da estrela, com destaque para a secção dianteira, que é idêntica à do GLE Coupé. No resto tem muito mais a ver com o ML, nomeadamente o perfil, a linha de cintura e a secção posterior, ainda que nesta figurem farolins redesenhados.

Mercedes_GLE_900x450O espaço interior também é muito idêntico ao do seu antecessor, devido às dimensões – 4,8 metros de comprimento, por 1,9 metros de largura, 1,8 metros de altura e 3 metros de distância entre eixos.

Como Mercedes que se preze, o interior do novo GLE é requintado, ainda que esteticamente não haja diferenças consideráveis relativamente ao ML. As exceções são o novo volante e a consola central, onde agora figura um ecrã multifunções de maiores dimensões.

Em termos de versões este novo ‘SUV’ da Mercedes será o primeiro da marca a ter uma variante híbrida de ligar à tomada. Trata-se do GLE 500e 4Matic, que para além de ser animado por um motor V6 biturbo de 333 cv a gasolina, possui ainda outro motor elétrico de 116 cv. O que eleva a potência total para 442 cv.

A maior vantagem anunciada deste GLE híbrido será o seu consumo médio anunciado de 3,3 litros a cada 100 quilómetros, para além de emissões de CO2 baixas, cifrando-se em 78 g/km. Já a autonomia em modo elétrico atinge os 30 quilómetros a uma velocidade de 130 km/h.

Este GLEe 4Matic possui quatro modos de funcionamento. No Hybrid E-Mode roda em propulsão totalmente elétrica, em E-Save recorre só com o motor de combustão e com poupança total de bateria, e em Charge a bateria carrega em movimento e quando o veículo está imobilizado.

Mercedes_GLE1_900x450Para os mais tradicionalistas a Mercedes propõe dois motores diesel e quatro a gasolina, com destaque para duas versões desportivas AMG. Mas as variantes de acesso à gama são o quatro cilindros do GLE 250d (204 cv) e o 3.0 litros do GLE 300d (258cv). Do lado dos gasolina as versões mais baixas são o V6 3.0 litros do GEL 400 (333cv) e o V8 4,7 litros do GLE 500 (435 cv).

Em destaque

Subir