Fórmula 1

Mercedes diz que Bottas é um piloto ganhador mas Verstappen não concorda

O chefe da equipa Mercedes reiterou a importância de Valtteri Bottas na conquista dos títulos mundiais de Fórmula 1, mas Max Verstappen diz que o finlandês não está altura de Lewis Hamilton.

Bottas não ganhou uma corrida em 2018, enquanto Hamilton igualou o seu recorde pessoal de 11 triunfos na sua rota para o quinto título mundial.

No Grande Prémio da Rússia o finlandês poderia ganho a corrida, mas a Mercedes pediu-lhe que abdicasse desse propósito em favor da campanha pelo campeonato do seu companheiro de equipa. No Azerbaijão foi um furo que privou o # 77 da vitória na fase final da prova.

Toto Wolff defende o seu piloto, que teve um papel preponderante na equipa em detrimento da sua campanha pessoal no campeonato: “Não teríamos ganho o campeonato de pilotos ou construtores sem Valtteri. Temos dois pilotos alfa, que são capazes de se pressionar um ao outro, mas também manter a dinâmica positiva entre eles, e um ambiente de trabalho produtivo é a chave”.

“Valtteri, mesmo com a sua falta de sorte, fez tudo para que o espírito e a mentalidade não decrescesse na equipa. Foi sempre capaz de manter a moral alta. Vemos pilotos, quando perdem a capacidade de ganhar o campeonato, tudo vai por água a abaixo e se torna negativo, e eles tornam-se disfuncionais”, enfatiza o chefe da equipa Mercedes.

“Até ao fim da época Valtteri manteve-nos numa posição positiva. Não se sentiu negativo no grupo e manteve altos níveis de energia. É por isso que ele contribuiu para os nossos dois títulos mundiais”, salienta também Toto Wollf, numa clara alusão a episódios que também contribuíram para a diferença pontual de Bottas relativamente a Lewis Hamilton.

Valtteri Bottas sofreu uma colisão de Sebastian Vettel na primeira curva do Grande Prémio de França, depois retirou-se na Áustria após partir da ‘pole position’, antes de vários erros estratégicos o prejudicarem na Grã-Bretanha e na Hungria, chegando ao verão a 81 pontos de Hamilton.

Apesar de tudo isto, Max Verstappen considera que a Mercedes é uma equipa de um só piloto; Lewis Hamilton. Em declarações ao canal holandês Ziggo Sport o piloto da Red Bull referiu mesmo que o britânico não é melhor do que ele, mas tem um melhor carro. E é por isso que foi campeão.

“Lewis foi bom desde o primeiro ano, porque já tinha um bom carro. E também porque tem menos pressão. Ele tem um carro muito bom e também o seu companheiro de equipa simplesmente não está lá. Quando toda a equipa és tu fica muito mais fácil. E com um carro melhor é, mais uma vez, mais fácil”, sublinha o piloto holandês.

Em destaque

Subir