Fórmula 1

Mercedes autorizada a correr com jantes ‘polémicas’ no México

A Mercedes foi autorizada a competir no Grande Prémio do México de Fórmula 1, que este fim de semana se disputa no Autódromo Hermanos Rodriguez, com jantes com pequenos orifícios e sulcos que criaram alguma polémica há uma semana nos Estados Unidos.

Os orifícios e sulcos nas jantes usadas pela equipa Campeã do Mundo serão um fator importante nas quatro vitórias seguidas entre os grandes prémios de Singapura e do Japão, pois reduzem o calor entre o eixo e a roda. A Ferrari esteve para protestar estas jantes em Austin.

Agora a Federação Internacional do Automóvel (FIA) considerou que as rodas em causa não violam o regulamento técnico da Fórmula 1, pois a dúvida era se o ar que passava pelos orifícios e sulcos violavam o texto do regulamento que diz que “qualquer parte específica do carro que influencia na aerodinâmica deve permanecer imóvel em relação ao carro”.

Contudo, se a FIA ficou satisfeita com a legalidade das rodas antes do Grande Prémio dos Estados Unidos, a Mercedes foi notificada que ainda dúvidas pendentes levantadas pela rival Ferrari. Por precaução a equipa liderada por Toto Wolff decidiu que a opção mais segura seria modificar as rodas em Austin, prova em que sentiu dificuldades com o uso dos pneus traseiros, sendo que também teve outros problemas.

Agora, antes do Grande Prémio do México, a Mercedes fez outros dois pedidos aos comissários técnicos. Primeiro quis ser esclarecida sobre a interpretação da regra e da legalidade das rodas, além de detalhes de todas as mudanças.

Em destaque

Subir