Economia

Mercados financeiros afetados pela desvalorização da lira turca

A queda da lira turca, num cenário de crise diplomática entre Turquia e Estados Unidos, agitou hoje as bolsas europeias e os mercados de divisas, com o receio de contágio a outras economias emergentes, principalmente no setor bancário.

A moeda turca, em dificuldades há vários meses, registou hoje uma queda muito acentuada.

Esta queda ocorre numa altura em que as relações entre Turquia e Estados Unidos atravessam uma crise devido a um pastor norte-americano detido por Ancara.

A desvalorização da moeda turca atingiu 19 por cento face ao dólar, ao início da tarde, após o Presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado um forte aumento das taxas sobre as importações de aço e alumínio turcos. Às 14:35 (hora de Lisboa), um dólar valia 6,6115 liras.

A crise turca também atingiu as principais bolsas europeias que registavam descidas significativas, com o principal índice da bolsa de Paris a recuar 2 por cento e o índice de referência do mercado londrino a perder 0,85 por cento. O setor da banca figurava entre as principais quedas.

Na bolsa de Milão, o principal índice perdia 2,76 por cento e em Frankfurt o índice Dax recuava 1,94 por cento, com o Deutsche Bank a perder 4,56 por cento.

Em Madrid, a bolsa cedia 1,78 por cento, também com o setor financeiro em queda.

No mercado de divisas, o euro recuava para o valor mínimo em 13 meses, negociando a 1,1443 dólares.

Algumas divisas de países emergentes também registavam uma desvalorização face ao dólar, com o peso argentino a cair perto de 3 por cento e o rand sul-africano, o real brasileiro e o peso mexicano a recuarem igualmente.

Em destaque

Subir