Economia

Mercado de Vinhos reúne mais de 100 produtores nacionais no Campo Pequeno

vinho tinto

De 23 a 25 de outubro, o Campo Pequeno vai acolher o Mercado de Vinhos, evento de referência no panorama vitivinícola nacional, que vai reunir mais de 100 pequenos produtores de vinhos de qualidade. Trata-se de uma oportunidade única de comprar e aprender com produtores, enólogos e escanções, através de provas, workshops e outras iniciativas programadas.

Mais de 10 mil visitantes esperados de 23 a 25 de outubro.

Esta quarta edição, em que se esperam mais de 10 mil visitantes, conta com o apoio do programa Portugal sou Eu, com objetivo de valorizar a produção nacional e divulgar produtos portugueses exclusivos e de alta qualidade a preços competitivos.

“Queremos afirmar-nos como o grande encontro entre apreciadores e produtores dos mais autênticos vinhos portugueses e este ano contamos com mais de 40 novos e excelentes projetos, vindos de todo o país e com todos os tipos de vinhos”, refere Tomás Caldeira Cabral, responsável pela organização.

Todas as regiões vão estar presentes no Mercado de Vinhos, do Minho ao Algarve, passando pelas Ilhas da Madeira e Açores, Douro, Dão, Bairrada, Lisboa, Tejo, Península de Setúbal ou Alentejo.

A par dos vinhos, o mercado apresenta, este ano, ainda uma seleção de 20 dos melhores produtores de Queijo (Serra, Serpa, Azeitão, etc.), Enchidos, Presuntos, Pães, Azeites e outros produtos gourmet, complemento fundamental desta cultura tão portuguesa.

“Esta é a grande oportunidade de muitos dos mais pequenos, desconhecidos, exclusivos e experimentais vinhos, que naturalmente não fariam sentido num supermercado, se apresentarem ao consumidor final, às lojas especializadas e aos muitos jornalistas e bloggers que nos visitam todos os anos”, conclui Tomás Caldeira Cabral.

O Mercado de Vinhos representa ainda uma oportunidade para o público lisboeta participar em workshops, promovidos pela Associação de Escanções de Portugal, explorando temas como ‘Conheça os vinhos de outros tempos’, ‘Combinar comida e vinhos’, ‘Descobrir a Bairrada e Dão’, ‘Serviço de vinhos: Dicas para um serviço de escanção em casa’ e ‘Vinhos das ilhas’.

Além disso, vai estar patente ao público uma exposição dedicada ao saca-rolhas, promovida pelo Museu do Saca-Rolhas, estando em mostra a maior coleção destes pequenos objetos associados à degustação do elixir dos deuses.

Enquanto visitam o espaço, todos os visitantes podem ainda deliciar-se na ‘Taberna do Mercado’, com degustação de vinhos e petiscos gourmet, ou usufruir da comodidade do Drivu, o primeiro serviço de motorista privado no próprio carro do cliente.

O Mercado de Vinhos funciona entre as 11h30 e as 21h30 nos dias 23 e 24 de outubro e das 11h30 às 20h00 no dia 25 de outubro.

O bilhete de entrada tem um valor de três euros, sendo que dois euros são reversíveis em compras iguais ou superiores a 16 euros.

Em destaque

Subir