Categorias: Desporto

MEO pagou mais ao FC Porto do que a NOS ao Sporting

Os únicos contratos com operadores televisivos que podem ser comparados (os do FC Porto e do Sporting) mostram que os dragões conseguiram valores mais altos, por períodos mais curtos. O FC Porto vendeu menos (à Altice/MEO) por mais 11 milhões do que o Sporting (à NOS).

Os contratos entre FC Porto e Sporting para cedência de direitos televisivos e patrocínio das camisolas são muito semelhantes. A diferença está na periodicidade dos acordos (mais curta para os dragões) e no valor pago (mais baixo no caso do Sporting).

Nesta comparação, vamos começar pelos pontos em comum. Os dois clubes cedem os direitos de transmissão dos jogos em casa durante 10 temporadas, a partir de 2018.

Cedem também os direitos de transmissão dos respetivos canais – Sporting TV e Porto Canal – por 12 anos e meio no caso dos dragões, 12 anos no caso do Sporting.

Também é semelhante o acordo no que diz respeito às cedências de exploração dos espaços publicitários dos respetivos estádios: 10 anos.

Já no que diz respeito à publicidade nas camisolas, nota-se uma grande diferença. Enquanto o clube liderado por Pinto da Costa vende apenas a publicidade durante sete anos e meio, já Bruno de Carvalho vincula o emblema de Alvalade por muito mais tempo: 12 épocas e meia.

E se o FC Porto consegue encaixar 457 milhões de euros, já o Sporting fica-se pelos 446 milhões de euros, apesar de ter sido cedido mais cinco anos de publicidade nas camisolas.

Por esclarecer ficam as vantagens conseguidas pelos leões neste aditamento ao contrato que vigora com a PPTV. O clube de Alvalade não explicou estas renegociações, que permitiram valorizar estes negócios para 515 milhões.

No entanto, esta diferença de 69 milhões entre o que a NOS paga e o que o Sporting anuncia não representará um grande negócio.

Recorde-se que, em julho de 2010, o clube de Alvalade comunicara à CMVM a renegociação da cedência de direitos de transmissão dos jogos em casa, num acordo válido entre 2013/2014 até 2017/2018, inclusive.

Esse vínculo de cinco temporadas permitiu ao Sporting encaixar 108 milhões de euros, a uma média de 21,6 milhões por época. Ora, parte destes valores terá sido agora transportada para o aditamento do contrato com a PPTV, pelos direitos de transmissão televisiva e multimédia dos jogos em casa e de exploração da publicidade estática e virtual do estádio José Alvalade, para as épocas 2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018.

Realce-se ainda que o Benfica não é incluído nesta comparação, uma vez que os encarnados celebraram com a NOS um contrato que prevê apenas a cedência de direitos televisivos e de difusão do canal BTV, por 400 milhões.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 10 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 10 de…

há % dias

Emprego atinge máximo histórico em Portugal apesar do aumento na taxa de desemprego

A Randstad Portugal acaba de publicar a sua análise aos resultados do Inquérito ao Emprego…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

10 de maio, começa a Bücherverbrennung, a queima de livros nazi

A Bücherverbrennung, que em português significa “queima de livros”, começou a 10 de maio de…

há % dias

Mais de metade dos portugueses não sabe qual é o valor normal de Índice de Massa Corporal

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) está a divulgar os resultados do estudo “Os portugueses…

há % dias

9 de maio, é apresentada ‘Declaração de Schuman’, génese da União Europeia

Nove de maio é dia da Europa, que em 1950 conhece a ‘Declaração de Schuman’, documento…

há % dias