Mundo

Mensagem solidária na camisola pode tramar Raúl Jiménez?

O México foi afetado por um terramoto, esta semana, e o benfiquista Raúl Jiménez não ficou indiferente à tragédia que abalou o seu país natal. Depois de marcar um golo ao serviço do Benfica, Jiménez levantou a camisola e mostrou uma mensagem solidária. Só que as mensagens nas camisolas dos jogadores estão proibidas pelas leis do futebol.

No entanto, Duarte Gomes, antigo árbitro de futebol, veio a público enquadrar a situação e explicar o que poderá acontecer agora.

“O International Board tomou a decisão de proibir que os jogadores mostrassem mensagens nas suas camisolas interiores. A proibição teve por base impedir que os atletas, em momentos de maior mediatismo individual (como na celebração de golos) aproveitassem a oportunidade para enviar mensagens para o exterior”, diz Duarte Gomes no seu portal kickoff.

“Sabendo que seria difícil a qualquer árbitro interpretar que tipo de conteúdo era enviado para o exterior, decidiram proibir todos. Todos sem exceção”, explica o ex-árbitro que revela, no entanto, que “não há procedimento disciplinar nestes casos”.

“Pede-se apenas que os árbitros (caso detetem a situação) façam referência disso no seu relatório de jogo. O espírito não é penalizar jogadores que tenham em mente objetivos humanitários ou solidários. É evitar que outros tenham aproveitamento pessoal da forte exposição do futebol”, sublinhou Duarte Gomes.

O México fica entre várias placas tectónicas e é um dos países com maior atividade sísmica no mundo.

Em destaque

Subir