Nas Notícias

Menos horas de sono pode representar maior risco de cancro da mama

cancro mamaAs horas de sono têm relação com os riscos de cancro da mama, segundo conclui um trabalho da University Hospitals Case Medical Center. Esta universidade norte-americana inquiriu mulheres com a doença, descobrindo que menos de seis horas de sono aumenta probabilidade de recorrência.

Uma pesquisa norte-americana, levada a cabo pela University Hospitals Case Medical Center, permitiu concluir que menos horas de sono poderá representar um risco superior de padecer de cancros de mama, sobretudo dos tipos mais agressivos.

Liderada por Cheryl Thompson, a equipa de investigadores analisou dados médicos, bem como dados recolhidos em 412 doentes, em pós-menopausa. As mulheres que participaram neste estudo responderam a questões sobre a duração do sono, ao longo dos dois anos anteriores.

A equipa conclui que as mulheres que dormiam pouco (seis horas ou menos, por dia), antes do diagnóstico, eram as que padeciam de cancros da mama nas formas mais agressivas da doença e as que apresentavam maior risco de recorrência.

Este estudo, divulgado pelo portal Isaúde, é pioneiro, no sentido em que apresenta, pela primeira vez, uma associação entre o sono e a possibilidade de recorrência do cancro da mama.

Em destaque

Subir