Mundo

Menino foge para Espanha e é apanhado em Ceuta dentro da mala

abou

Um menino fugiu da Costa do Marfim para Espanha, mas foi apanhado na fronteira de Marrocos com Ceuta: estava dentro da mala de viagem. “Nunca tinha visto uma entrada de um menor tão grotesca e dramática”, admitiu o porta-voz da Guardia Civil.

A Espanha está em choque com a notícia de um menino de 8 anos que, para fugir da Costa do Marfim e entrar na Europa, não hesitou em esconder-se na mala de viagem.

A criança, identificada apenas pelo nome Abou, foi detetada, ontem, pelos serviços alfandegários de Tarajal, onde se encontro o posto fronteiriço entre Ceuta (Espanha) e Marrocos.

“Nos muitos anos de trabalho que tenho, nunca tinha visto uma entrada de um menor tão grotesca e dramática”, desabafou Alfonso Cruzado, o porta-voz da Guardia Civil em Ceuta, ao El Mundo.

O menino – de 8 anos, relembre-se – terá pedido ajuda a uma jovem marroquina para ‘fazer passar’ a mala na fronteira. O comportamento nervoso da jovem levou os funcionários a suspeitarem de tráfico de droga, longe de imaginarem que dentro da vulgar mala de viagem estava uma criança.

Segundo Alfonso Cruzado, o menino foi ‘escondido’ na posição fetal entre algumas peças de roupa. “Estava com medo e surpreso”, acrescentou a mesma fonte.

Só cerca de hora e meia depois é o pai, de 42 anos, se apresentou aos serviços alfandegários, admitindo em interrogatório que estava à espera de Abou.

“Só queria levá-lo comigo para as Canárias”, terá dito o homem, que tem autorização de residência válida para Las Palmas de Gran Canaria, nas ilhas Canárias.

Abou está agora à guarda dos serviços de protecção de menores de Ceuta, enquanto o pai e a a jovem marroquina que tentou ‘passar a bagagem’ ficaram em prisão preventiva, aguardando julgamento pelos crimes de atentar contra os direitos de cidadãos estrangeiros.

Segundo o El Mundo, o pai de Abou terá pago à jovem para que esta conseguisse levar o menino a atravessar a fronteira, desconhecendo a ideia de ‘fazer a mala’ com a criança.

Em destaque

Subir