Mundo

Menina escravizada durante nove anos comia os restos de um macaco

menina escravizada 210menina escravizadaA polícia argentina libertou uma menina de 15 anos que, durante nove, foi escravizada e trancada numa garagem. Só tem 20 quilos de peso, pois comia os restos da comida que os pais adotivos davam a um macaco. Nestes nove anos, só por duas ocasiões terá saído da garagem.

A polícia argentina libertou uma adolescente, de 15 anos, que passou nove anos numa garagem de uma casa em Buenos Aires, escravizada e malnutrida.

Após a denúncia de uma irmã, as autoridades foram a casa dos pais adotivos da menina e encontraram-na trancada e na companhia de um cão e de um macaco. A adolescente pesa apenas 20 quilos porque a única comida que tinha, alegadamente, eram os restos da oferecida ao macaco.

A vítima continua internada no hospital e apresenta um atraso no desenvolvimento cognitivo. Vivia de pão, água e fermento de cerveja, o que a levava a comer os restos da alimentação dada ao macaco. Quando os pais adotivos descobriram, bateram-lhe com cintos.

Ainda segundo o testemunho da adolescente, só em duas ocasiões desde os 6 anos saiu à rua.

Os pais adotivos, com idades na casa dos 40 anos, foram presos e vão responder pelos crimes de “redução à escravidão e à servidão, lesões graves e privação ilegal da liberdade”, segundo o despacho de um juiz.

De acordo com a agência argentina DyN, a situação teve início em 2001, quando uma mãe com oito filhos entregou alguns para adoção, incluindo uma bebé de 2 anos cuja custódia provisória foi entregue a um casal.

Entre 2001 e 2005, com a Argentina mergulhada numa grave crise económica e social, a mãe da menina visitava-a com regularidade, mas um desentendimento levou a que nunca mais estivesse com a menina. Os pais adotivos ficaram então com a guarda total da criança.

O cativeiro dessa menina terá começado em 2006 e só terminou agora porque uma das irmãs, que também fora dada para adoção, atingiu a maioridade e começou a procurá-la.

Com mandado emitido pela juíza María Gabriela Lanz, a polícia entrou na casa dos pais adotivos, encontrando na garagem um macaco bem alimentado e uma adolescente com 20 quilos de peso.

Culto

As autoridades suspeitam que os pais adotivos seguem a San La Muerte (‘Santa Morte’), tendo encontrado centenas de objetos na casa relacionados com este culto pagão.

Os seguidores deste culto, originário da Argentina e popular também noutros países da América Latina, fazem oferendas (como bebidas alcoólicas e cigarros) para que a San La Muerte lhes conceda uma vida longa.

Em casos extremos, essas oferendas passam pela ‘troca de anos’ com familiares ou amigos: os adoradores preferem viver mais à custa de vítimas com menor tempo de vida.

Em destaque

Subir