Mundo

A menina que contava histórias de guerra de Aleppo desligou a conta no Twitter

A conta no Twitter de Bana Alabed, menina de 7 anos de Aleppo que contava o dia a dia da guerra, foi apagada. Dias antes, a escritora JK Rowling tinha partilhado um vídeo onde a própria criança se dizia com “medo de ser morta”, revelava que iria fugir e pedia que a salvassem.

Bana Alabed tornou-se conhecida nas redes sociais, ao relatar o seu quotidiano, num palco de guerra em Aleppo.

Utilizava o Twitter para sensibilizar o mundo, com mensagens emocionantes e perturbadoras. A menina de 7 anos deixou de contar histórias, porque a sua conta foi apagada.

Na última semana, Bana publicou um vídeo, onde pediu ajuda e confessava que tinha medo de morrer. Pedia que a salvassem. As suas palavras chegaram aos seus 100 mil seguidores e a muitos milhões de pessoas.

É que aquele tweet com um pedido desesperado foi partilhado pela escritora JK Rowling.

No domingo, a conta que tinha sido criada em setembro foi apagada. Aviões de guerra sírios bombardearam a região leste de Aleppo, onde Bana vive.

Desde que foi desligada a conta, os utilizadores do Twitter usam a hashtag #WhereIsBana [Onde está Bana].

As Nações Unidas estimam que mais de 31 mil pessoas tenha fugido de casa, desde o início da última ofensiva militar. Bana pode ser mais uma destas vítimas e o ‘shut down’ da sua conta pode representar um alerta desesperado.

Veja o vídeo partilhado pela autora de Harry Potter:

Em destaque

Subir