Cultura

Menina autista comparada a Monet vende quadro por 15 mil euros

iris graceLembra-se de Iris Grace, a pintora de 5 anos com autismo que o PT Jornal deu a conhecer no mês passado? Um dos quatros da ‘mini Monet’ foi ontem vendido por mais de 15 mil euros, num leilão realizado através da internet.

Lembra-se de Iris Grace, a menina de 5 anos que pintava como terapia para o autismo e que estava a tornar-se famosa ao ponto de a chamarem de ‘mini Monet’? Foi a 14 de setembro que o PT Jornal deu a conhecer, em Portugal, a história desta menina inglesa que pinta quadros deslumbrantes.

Ontem, um desses quadros bateu a barreira dos 15 mil euros, durante um leilão realizado através da internet.

De acordo com o blogue australiano Baby Loves Art, a guerra de licitações por ‘Thistledown’, um dos mais mediáticos quadros da ‘mini Monet’, superou as 12 mil libras, mais de 15 mil euros.

O talento de Iris Grace tornou-se num fenómeno à escala internacional e serve como um alerta de que o autismo não significa uma inaptidão social.

Quando a menina tinha 3 anos, os pais encorajaram “a pintura como prática durante a terapia da fala, de forma a estimular a atenção e a capacidade para alternar do diálogo”, como afirmou a mãe, Arabella Carter-Johnson.

A ‘mini Monet’, que aos 2 anos poucas palavras conseguia proferir, foi desenvolvendo a arte da pintura e tem impressionado os especialistas pela invulgar “perceção das cores”, segundo as opiniões que a mãe tem recolhido.

“Percebemos que ela realmente tem talento e manifesta uma incrível concentração, por períodos de duas horas, enquanto está a pintar. O autismo fez com desenvolvesse um estilo de pintura que nunca vi numa criança com a idade dela. Compreende as cores e como estas interagem”, complementou a progenitora.

O autismo é uma disfunção no desenvolvimento cujos reflexos mais visíveis ocorrem ao nível da capacidade de comportamento e de socialização. Daí surgiu o mito, que a ciência tem vindo a desmistificar, de que um autista vive num mundo próprio.

No caso de Iris Grace, esses mundos são postos em tela. A criança desenvolveu uma invulgar aptidão para a pintura, aproveitando a atenção especial e o pormenor com os detalhes inerentes à sua condição.

Em destaque

Subir