Categorias: Nas Notícias

Menezes quer “Porto a ombrear com Lisboa” e a “crescer mais do que Portugal”

A Câmara do Porto é a meta de Luís Filipe Menezes quer, nas próximas eleições autárquicas. O edil de Gaia (que pretende ser substituído por Marco António Costa, do outro lado da ponte) quer colocar o Porto a crescer mais do que o país. “O Porto é uma marca mais forte do que a marca ‘Portugal’”, disse Menezes, em entrevista ao JN.

Assumido o compromisso de avançar para a Câmara Municipal do Porto – o que já mereceu aplausos da concelhia do PSP – Luís Filipe Menezes eleva a fasquia das suas ambições e, numa entrevista ao Jornal de Notícias, levanta o véu sobre o seu projeto.

Menezes quer recorrer aos grandes trunfos da cidade e colocá-los ao serviço do Porto, que apelida de “marca fantástica”, não só a nível nacional, mas “em termos globais, planetários”. O presidente da Câmara Municipal de Gaia considera que a Invicta apresenta-se, neste momento, “como uma marca mais forte do que a marca Portugal”.

“A marca Porto é Vinho do Porto, é Futebol Clube do Porto, Escola de Arquitetura, Universidade, Douro Património da Humanidade, Siza Vieira, Souto de Moura e Porto Património da Humanidade”, salientou Menezes.

E nem o cenário económico adverso desencoraja Luís Filipe Menezes, que acredita que, a partir do próximo ano, depois das eleições autárquicas, poderá dar início a um projeto ambicioso. “Se nos deixarem voar, cresceremos mais do que o próprio país. Uma cidade pode passar por cima de um país, pegar nas malas e procurar afirmar-se no mundo”, salientou, nesta entrevista que o Jornal de Notícias publica hoje.

O combate à “força centrifugadora do centralismo” e o agitar das bandeiras da cidade Invicta fazem parte do seu desígnio para o próximo mandato, caso mereça a confiança dos portuenses e seja eleito para suceder a Rui Rio. “O Porto tem de ombrear com Lisboa”, sustenta.

E Menezes compromete-se com números. Se vencer, quer aumentar a população do Porto, recuperando 50 mil habitantes que se perderam para as cidades contíguas. O autarca acredita que através de incentivos à população jovem poderá cativá-los.

Luís Filipe Menezes pretende vencer as autárquicas na Câmara do Porto, mas não vai desligar-se do município de Gaia. Quer que as pontes que unem as duas cidades sejam reforçadas. A propósito da sua sucessão, revela que gostaria de ver o secretário de Estado Marco António Costa (autarca em Gaia) a presidir ao município.

No horizonte fica uma hipotética ligação entre as cidades do Porto e de Gaia. “Por mim, seria amanhã. Não levantaria nenhum problema. Basta as duas Assembleias Municipais votarem a favor e, no dia seguinte, o Parlamento aprova. A maioria das elites é a favor. A maioria do povo votante é a favor. Ora, se o povo é a favor…”, refere, ao Jornal de Notícias.

Este projeto de concorrer à presidência da Câmara do Porto foi anunciado durante uma entrevista a Mário Crespo, na SIC Notícias. “É uma decisão irrevogável. Vou ser candidato à Câmara do Porto, cidade onde vivo há 40 anos”. Com esta declaração, Filipe Menezes confirmou as previsões, posicionando-se como a mais forte aposta do PSD para suceder na Invicta a Rui Rio.

O anúncio surge numa altura em que o partido ‘laranja’ está a ser fortemente contestado, dado o reforço da austeridade anunciado pelo primeiro-ministro. O presidente da Câmara de Gaia, impedido de recandidatar-se por ter cumprido o limite de mandatos, atravessa o rio com a revelação de que já comunicou a decisão a Passos Coelho, tendo recebido o apoio do presidente e de vários dirigentes de topo do PSD. Leia mais.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias

30 de abril, termina a Guerra do Vietname, que durou 16 anos

A Guerra do Vietname terminou a 30 de abril de 1975. Hoje, recorda-se o mais…

há % dias

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Investigadores da UC desenvolvem aerogéis compósitos para criação de novas baterias sólidas

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC)…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias