Nas Notícias

Menezes prepara descida dos impostos antes de saltar de Gaia para o Porto

luis_filipe_menezesImpossibilitado de concorrer à Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes prepara-se para ir a votos no Porto: quando atravessar o rio, para as autárquicas do próximo ano, deixará na margem sul uma popular descida de impostos.

“Em Gaia, no próximo ano, vamos baixar os impostos”. O anúncio não podia ser mais claro. Começando a preparar o final de mandato, Luís Filipe Menezes, presidente da Câmara gaiense, aproveitou uma visita às obras de ligação da VL8 à Via Rosa Mota para dar a conhecer uma medida que, para além de ‘embalar’ o futuro candidato pelo PSD, irá reforçar a popularidade do próprio Menezes na aguardada corrida à autarquia portuense.

“Se neste momento fôssemos aumentar impostos ou diminuir salários ou tirar mais direitos sociais, o que íamos ter era mais crise, mais desemprego e era uma bola de neve”, defendeu o edil gaiense, que continua sem revelar se vai ou não candidatar-se à Câmara do Porto.

Confessando que ainda é preciso calcular o “impacto no orçamento” municipal, Menezes refere que a descida nos impostos será extensível às “taxas sobre as empresas”, precisando uma carta de intenções: “vamos baixar, de uma forma substancial, a derrama, vamos procurar baixar algumas taxas municipais, vamos ser muito radicais em baixar taxas na área do urbanismo”.

Sem ter sido anunciada, a medida mais emblemática poderá passar por isenções no IMI, durante alguns anos, para os proprietários que requalifiquem edifícios no centro histórico. “De austeridade já chega”, sentenciou o autarca, considerando ser a hora de “pensar em resistir e criar condições para haver crescimento”.

Em destaque

Subir