Nas Notícias

Menezes diz que Sócrates é braço do FMI em Portugal

Ex-líder social-democrata e presidente da Câmara de Gaia considera que “tanta austeridade em tão curto espaço de tempo é política errada”. Luís Filipe Menezes acusa Sócrates de impor medidas “sob receita do FMI” e de “distorcer propostas do PSD”.

Luís Filipe Menezes, defendeu que José Sócrates é um braço do Fundo Monetário Internacional, ao impor “medidas de austeridade”, ao mesmo tempo que recorre ao Banco Central Europeu, com pedidos de ajuda “permanentes à economia portuguesa”.

O presidente da Câmara de Gaia considera que o “FMI está em Portugal, pela mão de Sócrates” e diz que o primeiro-ministro demissionário está a adotar “políticas erradas”, ao seguir uma “austeridade radical”.

Para Luís Filipe Menezes, o equilíbrio das contas públicas faz-se de modo progressivo, uma vez que “medidas radicais e bruscas levam à recessão”, com prejuízos adicionais para a economia.

Filipe Menezes, que visitava uma instituição em Vila Nova de Gaia, acusou ainda o primeiro-ministro demissionário de “distorcer a realidade”, adulterando propostas que “Passos Coelho nunca fez”.

Referindo-se ao alegado aumento de IVA – abordado pelo líder do PSD, como medida excecional para o caso de necessitar de financiamento urgente, se for eleito primeiro-ministro – Menezes acusa o PS de “esquecer o presente e o futuro”, centrando o discurso num futuro que não pode ser julgado.

“A questão do aumento de IVA nunca foi posta nos termos em que o primeiro-ministro a critica. Pedro Passos Coelho nunca disse que iria subir esse imposto. Disse que, dependentemente do descalabro que pudesse encontrar, nunca iria colocar sobre os ombros dos portugueses mais sacrifícios”, lembrou.

Em destaque

Subir