Ciência

Melhor dissertação de doutoramento sobre alvenaria é de uma portuguesa

O prémio de ‘Best Doctoral Dissertation Award’ vai para as mãos de uma portuguesa. Susana Maria Trindade Moreira, natural de Vila Real e antiga aluna da Universidade do Minho, foi distinguida pela dissertação de doutoramento sobre construções em alvenaria.

Formada em Engenharia Civil pela Universidade do Porto, Susana Moreira concluiu o mestrado na Universidade do Minho, sendo agora docente na Pontifícia Universidade Católica (Peru).

O júri da The Masonry Society, uma organização dedicada à alvenaria (a técnica de assentamento com argamassa), distinguiu a investigadora – a primeira portuguesa a vencer o prémio – com o prémio ‘Best Doctoral Dissertation Award’, devido à dissertação intitulada ‘Seismic retrofit of masonry-to-timber connections in historical constructions’, de 2016.

A dissertação de doutoramento, orientada por Luís Ramos e Daniel Oliveira (professores da Escola de Engenharia da Universidade do Minho), abordou o comportamento das paredes de alvenaria e dos pavimentos de madeira em edifícios antigos (no caso, século XIX e do início do século XX) perante os sismos.

Com base nos dados apurados, Susana Moreira desenvolveu protótipos de reforço de ligações para garantir uma maior estabilidade ao edifício durante um tremor de terra.

Em destaque

Subir