Tecnologia

Megaupload: Mathias Ortmann sai em liberdade condicional

megaupload_1Trata-se do terceiro elemento a ser libertado, do total de sete que foram detidos pelo FBI em janeiro passado. Tribunal neozelandês proíbe-o de aceder a Internet durante este tempo, num total de 17 condições que foram impostas.

Chama-se Mathias Ortmann e foi um dos criadores do Megaupload, conhecido serviço de partilha de ficheiros lançado em 2005. Um tribunal neozelandês decidiu esta terça-feira conceder-lhe a liberdade condicional mas pelos vistos Mathias terá pouca margem de manobra fora da cela.

O programador informático não poderá visitar a Internet seja em que local for. Esta proibição faz parte de um total de 17 que foram impostas pelos juízes.

Mathis Ortmann é o terceiro a conseguir a liberdade condicional, depois de mais dois colaboradores terem também já abandonado a cadeia. Recorde-se que a 20 de janeiro, o FBI deteve um total de sete pessoas, todas elas ligadas ao site Megaupload, entre elas o seu criador, Kim Schmitz, que embora tenha já pedido também a liberdade condicional, continua preso na Nova Zelândia.

Pelo menos antes de 22 de fevereiro, na próxima semana, Kim Schmitz deverá continuar detido. Após essa data, existe a possibilidade de ser libertado mediante o pagamento de uma fiança.

Em destaque

Subir