Mundo

MegaUpload: Kim Schmitz preso até 22 de fevereiro e sem direito a fiança

kim_schmitz_1O tribunal da Nova-Zelândia voltou a recusar o pedido de extradição do programador para os Estados Unidos. Kim fica em prisão até à última semana deste mês sem direito a fiança. Defesa alega inocência nos conteúdos partilhados no MegaUpload.

O caso promete fazer correr ainda muita tinta. Detido desde dia 20 de janeiro, Kim Schmitz, o criador do site de partilha de ficheiros MegaUpload, vai continuar em prisão sem direito a qualquer libertação pelo pagamento de fiança.

O pedido norte-americano, que pretende extraditar Kim para os EUA, foi recusado pelo tribunal da Nova Zelândia, país onde o programador informático foi detido.

Kim está a ser acusado de violação de direitos de autor que terão lesado várias indústrias em muitos milhões de dólares, como é o caso da cinematográfica ou da discográfica. Só em 2010, estima-se que ‘Dotcom’, alcunha pela qual é também conhecido na rede, tenha metido ao bolso qualquer coisa como 42 milhões de dólares. Imagens encontradas na Internet mostram mesmo o programador informático a bordo de aviões particulares.

O caso demorará certamente muito tempo a estar concluído. A defesa de Kim, entre outros argumentos’, alega que o MegaUpload era nada mais nada menos que uma plataforma de partilha de ficheiros e que Kim não tinha nem tem qualquer responsabilidade quanto aos conteúdos publicados pelos milhões de utilizadores.

Recorde-se que o conhecido site foi fechado pelo FBI no mês passado, uma ação que culminou com a detenção de um total de sete pessoas, entre elas Kim Schmitz, o criador.

Em destaque

Subir