Tecnologia

Megaupload: Kim Schmitz disposto a ir para os Estados Unidos de livre vontade

kim_schmitz_3Fundador do polémico site de partilha de ficheiros diz que não terá qualquer problema em viajar para os EUA, caso as autoridades garantam as condições mínimas financeiras aos suspeitos.

O caso do Megaupload continua e conhece esta quarta-feira uma novidade no mínimo surpreendente. Em prisão domiciliária na Nova Zelândia, Kim Schmitz, o criador do site, afirma que está disposto a viajar para os Estados Unidos de livre vontade.

Através da rede social Twitter, onde tem mantido milhares de seguidores e admiradores a par do processo, ‘Dotcom’, alcunha por que é conhecido na Internet, afirma que apenas quer ter a certeza que todos os acusados terão as condições mínimas financeiras para poderem contratar advogados.

Assim, e após 24 horas de um tribunal neozelandês ter adiado para 2013 a decisão de o extraditar ou não para os Estados Unidos (saiba mais aqui), Schmitz dá a entender que pode nem ser preciso ordem superior para comprar bilhete.

De referir que existe uma ‘nuvem’ de dúvidas a pairar sobre este processo, a começar pela ação do FBI, que terá ilegalmente retirado informação de computadores pessoais do criador do Megaupload.

Recorde-se que Kim Schimtz, criador e um dos lideres do Megaupload, foi detido pelo FBI a 20 de janeiro passado, juntamente com mais seis pessoas na Nova Zelândia, e é agora acusado de violação de direitos de autor e enriquecimento ilícito pelas autoridades norte-americanas. Só em 2010, estima-se que ‘Dotcom’ tenha metido ao bolso qualquer coisa como 42 milhões de dólares. Imagens encontradas na Internet mostram mesmo o programador informático a bordo de aviões particulares, entre outros luxos. Desde 2005, ano em que o Megaupload foi lançado, estima-se que Kim tenha lucrado cerca de 175 milhões de euros com o site.

Entretanto, e enquanto o processo promete ainda durar, Schmitz poderá voltar aos negócios online brevemente. O programador informático está atualmente a preparar o lançamento do Megabox (saiba mais aqui).

Em destaque

Subir