Tecnologia

MegaUpload: Informação privada de utilizadores começa a ser apagada esta semana

megaupload_1As autoridades responsáveis pelas investigações à informação armazenada pelo site de partilha de ficheiros já fez saber junto das empresas de ‘hosting’ que podem começar a apagar o que entenderem a partir da próxima quinta-feira.

É dos temas mais falados atualmente na Internet. Depois do fecho do MegaUpload, depois do contra-ataque dos piratas informáticos, agora é a vez do Ministério Público norte-americano dar permissão às empresas de armazenamento de dados para a eliminação da informação.

Segundo as autoridades, as investigações estão concluídas. Ficheiros como filmes, músicas, fotografias, entre outros, já foram alvo de uma investigação e podem agora ser apagados, caso as empresas que alojam informação do MegaUpload assim o entenderem.

Dia 2 de fevereiro, próxima quinta-feira, é a data em que a permissão é dada. A partir daí, milhões de utilizadores em todo o mundo podem desta forma perder para sempre a sua informação.

Recorde-se que o MegaUpload foi fechado a 19 de janeiro pelo FBI. A decisão culminou com a detenção de sete pessoas, entre elas o fundador do site, Kim Schmitz. Um dia depois, o grupo hacker Anonymous abria guerra à agência norte-americana, um ataque que chegou a afetar o próprio sítio da organização.

No sábado passado, um grupo de sete grupos piratas lançou uma ‘campanha’ para processar o FBI. Segundo os hackers, em causa está informação de utilizadores em que direitos de autor não foram violados, e que podem na mesma agora serem apagados. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir