Tecnologia

Megaupload: Kim Schmitz autorizado a gastar 60 mil dólares mês

kim_schmitz_1Enquanto aguarda o início de julgamento, criador do Megaupload foi esta semana autorizado a gastar uma quantia considerável de dinheiro mensalmente, além de puder também conduzir. Programador informático queria gastar mais.

O tribunal neozelandês, que acompanha o caso de Kim Schmitz, até então em prisão domiciliária, autorizou esta semana o criador do Megaupload a gastar uma parte de dinheiro mensalmente. No total, ‘Dotcom’ poderá utilizar um máximo de 60 mil dólares por mês, muito abaixo daquilo que o próprio pedia, cerca de 220 mil.

Além deste valor, Schmitz pode também circular com um dos seus carros, não estando no entanto autorizado a abandonar a cidade de Auckland.

Kim Schimtz, criador e um dos líderes do Megaupload, foi detido pelo FBI a 20 de janeiro passado, juntamente com mais seis pessoas na Nova Zelândia, e é agora acusado de violação de direitos de autor e enriquecimento ilícito. Só em 2010, estima-se que ‘Dotcom’ tenha metido ao bolso qualquer coisa como 42 milhões de dólares. Imagens encontradas na Internet mostram mesmo o programador informático a bordo de aviões particulares, entre outros luxos. Desde 2005, ano em que o Megaupload foi lançado, estima-se que Kim tenha lucrado cerca de 175 milhões de euros com o site.

De relembrar também que Kim Schmitz foi libertado no passado dia 22 de fevereiro, após o juiz não ter colocado em causa a hipótese do criador do Megaupload vir a fugir do país. ‘Dotcom’, a alcunha por que é conhecido na Internet, aguarda agora em casa e não pode sequer aceder à Internet.

Em destaque

Subir