Tecnologia

Megaupload: Bens de Kim Schmitz foram apreendidos indevidamente

kim_schmitz_1Quem o diz é uma juíza neo-zelandesa, que confirma que houve erros na investigação e na consequente apreensão de todos os bens do programador informático. Kim ‘Dotcom’ continua em liberdade condicional à espera do início do julgamento por violação de direitos de autor.

Kim Schmitz viu os seus bens serem confiscados e apreendidos de forma indevida. A informação é dada por uma juíza neo-zelandesa que acompanha o processo, e que critica a forma como a ação foi emitida.

Judith Potter sublinha que houveram erros em alguns formulários e que a ordem judicial que permitiu às autoridades apreenderem muitos bens do criador do Megaupload foi dada de forma ilegal.

Desta forma, Kim Schmitz, que aguarda em liberdade o início do julgamento, poderá agora requerer novamente tudo. Entre os bens apreendidos pelas autoridades estão carros, computadores, televisões e até joias.

Kim Schimtz, criador e um dos lideres do Megaupload, foi detido pelo FBI a 20 de janeiro passado, juntamente com mais seis pessoas na Nova Zelândia, e é agora acusado de violação de direitos de autor e enriquecimento ilícito. Só em 2010, estima-se que ‘Dotcom’ tenha metido ao bolso qualquer coisa como 42 milhões de dólares. Imagens encontradas na Internet mostram mesmo o programador informático a bordo de aviões particulares, entre outros luxos. Desde 2005, ano em que o Megaupload foi lançado, estima-se que Kim tenha lucrado cerca de 175 milhões de euros com o site.

De relembrar também que Kim Schmitz foi libertado no passado dia 22 de fevereiro, após o juiz não ter colocado em causa a hipótese do criador do Megaupload vir a fugir do país. ‘Dotcom’, a alcunha por que é conhecido na Internet, aguarda agora em casa e não pode sequer aceder à Internet.

Em destaque

Subir