Motores

Meeke alcança vitória histórica na Finlândia

MeekeFinlandia8

Kris Meeke tornou-se no primeiro britânico a vencer o Rali da Finlândia, que este domingo se concluiu naquele país escandinavo. Para o piloto da Citroën foi também o segundo triunfo da época no campeonato do mundo, depois do êxito em Portugal, no mês de Maio.

Neste quarto e último dia de prova Meeke geriu a vantagem conquistada na etapa anterior, o que permitiu a Jari-Matti Latvala encurtar a diferença sem contudo a anular.

Kris Meeke não ganhou qualquer uma das quatro especiais desta última etapa, mas Latvala também não, ainda que o finlandês da Volkswagen tenha reduzido de 41s para pouco mais de 29s a vantagem final do britânico da Citroën.

Este segundo êxito do ano mostra que Meeke poderia estar a discutir o título se tivesse alinhado em todas as provas do campeonato do mundo. O que não aconteceu porque a Citroën está a preparar a estreia do seu novo C3 WRC na próxima época, onde se estreiam os novos regulamentos.

LatvalaFinlandia3

O interesse deste último dia da prova finlandesa valeu sobretudo pela terceira posição, que veio a sorrir a Criag Breen, com o irlandês a vencer uma das especiais da etapa e a contribuir para um excelente resultado de conjunto para a Citroën.

Ainda assim Thierry Neuville ‘vendeu caro’ o último lugar do pódio, pois apenas 4,6s separaram o belga da Hyundai do terceiro posto. Mas o prémio de consolação veio no final com o triunfo na Power Stage, que lhe proporcionou três pontos suplementares, que desta vez não foram para Sebastien Ogier, cuja deslocação à Finlândia foi mesmo para esquecer, depois do acidente na primeira etapa.

Hayden Paddon também contribuiu para o resultado de conjunto da Hyundai, uma vez que fechou o top cinco e somou os dois pontos do segundo melhor tempo na Power Stage, com Breen a ir buscar o ponto restante. Isto apesar do neozelandês ter beneficiado do abandono de Ott Tanak neste último dia.

Para além de Ogier, a deslocação à Finlândia também não correu bem a Andreas Mikkelsen, ainda que o norueguês da Volkswagen tenha ‘salvo’ os pontos da sétima posição.

NeuvilleFinlandia3

Classificação final
1.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 2h38m05,8s
2.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 29,1s
3.º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 1m41,3s
4.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 1m45,9s
5.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 1m48,2s
6.º Mads Ostberg/Ola Floene (Ford) + 2m04,6s
7.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Volkswagen) + 2m22,4s
8.º Esapekka Lappi/Jonas Ferm (Skoda) + 4m53,8s
9.º Kevin Abbring/Scott Marshall (Hyundai) + 5m22,4s
10. Timo Suninen/Markko Markkula (Citroën) + 5m35,5s

Em destaque

Subir