Nas Notícias

Medvedev anuncia demissão no Twitter, mas… era ataque à sua conta na rede social

medvedev Piratas informáticos atacaram a conta no Twitter de Dmitri Medvedev e colocaram na ‘boca’ do primeiro-ministro da Rússia, palavras que nunca diria. Os ‘hackers’ publicaram um anúncio de demissão, um recado para o Presidente Putin (“estás errado”) e uma confissão de que “a Crimeia não é nossa”, numa alusão ao conflito com a Ucrânia. No clipping de hoje, destaque ainda para um estudo sobre outra rede social…

O primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, perdeu por momentos o domínio da conta no Twitter. Alguns ‘hackers’ conseguiram apoderar-se do perfil e foram publicando várias mensagens falsas, uma das quais tendo por destinatário o Presidente russo, Vladimir Putin.

Utilizando um nome familiar, os piratas informáticos tentaram passar uma imagem de distanciamento de Medvedev face a Putin: “há muito tempo que quero dizer: Vova, estás errado!”.

Mas o ‘tweet’ que teve mais repercussões a nível mediático foi o alegado anúncio da demissão do primeiro-ministro.

“Eu demito-me. Eu tenho vergonha dos meus atos à frente do Governo. Peço para me desculparem”, dizia o post.

Outro assunto criticado pelos ‘hackers’, utilizando a conta do governante, foi a anexação da Crimeia, que em março se separou unilateralmente da Ucrânia para aderir à Federação Russa.

Na altura, Medvedev escrevera “A Crimeia é nossa”; hoje, os piratas escreverem, em nome dele, “A Crimeia não é nossa”.

Ao todo, os ‘hackers’ conseguiram publicar oito posts, entre 10h15 e 11h00 (mais três horas do que em Portugal continental).

O ataque teve por motivação um recente decreto governamental que exige aos utilizadores da internet, quando acedem através de uma rede sem fios pública, que forneçam informações confidenciais, como o número do passaporte.

As falsas mensagens aumentaram a popularidade do primeiro-ministro, que rapidamente ganhou mais de 10 mil seguidores.

A nível oficial, o Governo russo mandou o porta-voz esclarecer a situação à agência estatal Ria Novosti: “A conta de Dmitri Medvedev foi pirateada, as mensagens não são verdadeiras”.

No clipping de hoje, destaque para um estudo que envolve também redes sociais. A pesquisa de uma universidade inglesa teve como objetivo perceber os comportamento dos utilizadores do Facebook.

E permitiu distinguir comportamentos de pessoas relativamente ao Facebook e perceber que há uma caraterística comum nos neuróticos e nos extrovertidos: publicam mais fotografias na rede social.

A conclusão: as pessoas neuróticas tendem a mostrar mais fotografias, como modo de compensar a ausência de capacidade social, ou as dificuldades em contruir relacionamentos.

Para fazer este trabalho, os investigadores analisaram a personalidade de 100 pessoas, com idades compreendidas entre os 17 e os 55 anos, sendo a maioria mulheres. Depois de obtida essa informação, verificaram como se comportavam no Facebook. Leia mais.

Em destaque

Subir