Mundo

Medina quer “clarificar” o que levou à morte de 11 crianças em hospital dominicano

danilo medina A morte de 11 crianças, num hospital pediátrico, surpreendeu a República Dominicana. O Presidente, Danilo Medina, “está decidido a clarificar as circunstâncias” em que ocorreu o incidente. Para a procuradora Reynoso, o caso “requer uma investigação criminal”.

A República Dominicana está de luto pela morte de 11 crianças, três das quais recém-nascidas, no Hospital Infantil Robert Reid Cabral, em Santo Domingo.

Está de luto e surpreendida: como é que isto aconteceu?

A indignação chegou à mais alta figura do Estado, como revelou o porta-voz do Governo, Rodríguez Marchena: “o Presidente Danilo Medina está decidido a clarificar as circunstâncias em que tal aconteceu”.

O chefe de Estado não é o único. Yeni Berenice Reynoso, a procuradora do Distrito Nacional, considerou que as mortes das crianças no principal hospital pediátrico do país “são um acontecimento que requer uma investigação criminal”.

Com o caso a receber a atenção das autoridades de Justiça, devendo a investigação ser entregue ao procurador-geral da República, as estimativas apontam para que  em 72 horas seja possível avançar com as primeiras explicações.

Das 11 crianças mortas, três eram recém-nascidas, cinco tinham menos de 1 ano de idade e as restantes três tinham mais do que um ano.

Estavam internadas nos cuidados intensivos e no serviço de pediatria, sendo que sete crianças apresentavam infeções graves.

Segund o Diário Libre, duas foram dadas como mortas na sexta-feira, quatro morreram no sábado e as restantes cinco crianças no domingo.

Em destaque

Subir