Nas Notícias

Médicos em greve no sul e nas ilhas

Os médicos do sul e das regiões autónomas estão hoje em greve. É mais uma iniciativa de lançamento da greve nacional marcada para 8 de novembro, depois de ter sido cancelada a paralisação na região centro.

Estão garantidos os serviços mínimos ao nível de urgências, tratamentos oncológicos e cuidados intensivos.

Os médicos do centro deviam ter feito greve na semana passada, sucedendo à paralisação feita na semana anterior pelos médicos do norte, mas cancelaram o protesto devido aos incêndios na região.

Hoje, é a vez dos médicos das secções de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e ilhas entrarem em greve. Um protesto que serve, tal como as anteriores, de lançamento para a greve nacional da administração pública, marcada para 8 de novembro.

Sindicato Independente dos Médicos e Federação Nacional dos Médicos marcaram também uma greve nacional dos clínicos para a próxima sexta-feira.

Os médicos contestam o número de horas semanais nos turnos de urgência (querem baixar das 18 para as 12 horas) e o ‘excesso’ de utentes por médico de família (defendem 1500 em vez dos atuais 1900 utentes).

As greves regionais e a nacional (de sexta-feira) surgem, segundo o sindicato, após um ano de “reuniões infrutíferas” com o Governo.

Em destaque

Subir