Nas Notícias

Médicos em greve a 10, 11 e 12 de abril

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) decidiu realizar uma greve nacional nos dias 10, 11 e 12 de abril, para a qual procurará contar com todas as associações médicas.

Em declarações à agência Lusa, fonte da federação confirmou a realização da greve, além de uma manifestação em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, no primeiro dia da paralisação.

A decisão foi comunicada no final de uma reunião do Conselho Nacional, em Coimbra, onde João Proença, o novo presidente da comissão executiva da FNAM, informou que a estrutura vai procurar o apoio do Fórum Médico, uma plataforma que reúne todas as associações médicas.

Esta paralisação, explicam em comunicado, surge “face à incapacidade do Ministério da Saúde em garantir os diversos compromissos já assumidos”, com a FNAM a reivindicar a revisão de carreiras e das grelhas salariais dos profissionais, tendo por base o regime de 35 horas semanais.

Além disso, a FNAM defende ainda o descongelamento imediato da carreira médica e a devida progressão salarial, bem como o propósito de dar um médico de família a todos os cidadãos.

Entre as várias propostas, destacam-se também a abertura de concursos anuais, a criação de um estatuto profissional de desgaste rápido, a separação progressiva dos setores público e privado e, por fim, o limite de trabalho extraordinário anual para 150 horas.

Em destaque

Subir