Nas Redes

“Médicos fugiam às perguntas. Dos enfermeiros recebi conforto e palavras-lenço para as minhas lágrimas”

Uma autora da plataforma Capazes publicou uma emocionante mensagem de “gratidão” para com os enfermeiros, numa altura em que estes profissionais de saúde lutam por condições de trabalho mais dignas. “Se os enfermeiros e enfermeiras não são Luz, não sei o que serão”.

O texto, da autoria de Tânia d’Oliveira, está a viralizar depois de ter sido partilhado nas redes sociais por Rita Ferro Rodrigues, o rosto mais mediático da Capazes.

“O meu pai internado em estado grave com uma pneumonia bilateral. Às minhas perguntas aos médicos recebi silêncios, fugas e olhares esquivos. Eu a querer saber mais e eles a quererem dar-me de menos. Dos enfermeiros e enfermeiras recebi amparo, olhos nos olhos, conforto e palavras-lenço para as minhas lágrimas”, escreveu a feminista.

“‘Pode ficar mais um pouco, aproveite todo o tempo com ele’, disseram-me. ‘Fale com ele, dê-lhe mimo, ame-o muito. Essas festas que lhe faz na mão, os beijos que lhe dá na testa, os abraços prolongados, são tratamento de excelência’. Cumpri a prescrição [dos enfermeiros] à risca”, acrescentou.

A morte do pai, “no dia de Natal”, levou a autora a ter uma certeza quanto ao valor dos enfermeiros.

“Porque os enfermeiros e enfermeiras também nos prepararam para a sua morte. Porque, apesar das circunstâncias, iluminaram a nossa escuridão. Se os enfermeiros e enfermeiras não são Luz, não sei o que serão. E mimo e colo e força. A todos o meu apoio. A todos a minha gratidão”.

Um depoimento emocionante, na plataforma Capazes, de quem já tinha recorrido aos enfermeiros quando, em maio de 2016, foi operada a um tumor cerebral: “Pediu-me ‘Confie, temos muita experiência. Também isto passará’. Confiei e acrescentei ‘têm experiência, afeto e colo'”.

Em destaque

Subir