Mundo

Médicos descobrem pequeno cérebro dentro de um ovário de menina japonesa

Durante uma operação ao apêndice de uma menina japonesa foi descoberto um cérebro de três centímetros muito bem organizado, em que as células emitiam impulsos elétricos.

Foi descoberto um tumor com um pequeno cérebro no interior de um dos ovários de uma menina japonesa de 16 anos, durante uma cirurgia para remover o apêndice.

Segundo conta a ‘Neruopathology’, o tumor tinha dez centímetros, continha cabelos cinzentos no interior e uma estrutura semelhante a um cérebro, que estava envolvida numa camada óssea com três centímetros com características semelhantes a um crânio, feita de células iguais às que compõem o cerebelo e o tronco encefálico.

Muitas vezes são encontrados tumores com tecidos anormais àquela parte do corpo, como por exemplo dentes, cabelos ou músculos. Em facto, um em cada cinco tumores benignos nos ovários surgem com esta característica, passando a chamar-se “terotomas”.

Ainda não foi encontrada uma resposta certa ao porquê destas células se desenvolverem dentro dos tumores, pelo que julgam que “podem surgir quando óvulos imaturos se transformam, produzindo diferentes partes do corpo”, afirma a ‘New Scientist’.

Já haviam sido encontradas células nervosas dentro de tumores nos ovários, mas sem nunca terem sido observadas de uma forma tão organizada: este cérebro tinha uma estrutura amadurecida, pelo que as células podiam comunicar entre si através de impulsos elétricos.

A descoberta de estruturas como esta podem vir a justificar os relatos de mulheres com teratomas e que têm sintomas de mudanças de personalidade, pensamentos paranóicos ou até mesmo perda de memória.

De acordo com Masayuki Shintaku, médica no Centro Médico de Shiga para Adultos, no Japão, estes sintomas podem aparecer quando o corpo se apercebe da presença de um órgão estranho e “manda” o sistema imunitário atacá-lo.

Em destaque

Subir