Nas Notícias

Médicos de Boston afirmam ter curado SIDA com transplante de medula óssea

sangue_2O grupo de médicos afirma ter curado dois homens portadores de SIDA por meio de um transplante de medula óssea, efetuado para tratar um cancro. Contudo, ainda não ainda informações que assegurem que a cura seja definitiva.

A notícia foi revelada na manhã desta sexta-feira, durante a Conferência Internacional SIDA 2012, a qual reuniu especialistas de todo o mundo durante cinco dias, em Washington.

O estudo liderado em Boston pelo médico Daniel Kurizkes revelou que dois homens ficaram livres do vírus, por meio de um transplante de medula óssea, feito para o tratamento de um cancro.

O médico não garante que a cura seja definitiva, mas revelou que os resultados das análises foram animadores quando constatou que não havia indícios da presença do vírus.

“Com o tempo as células transplantadas dos dadores substituíram os linfócitos dos pacientes e à medida que isto acontecia a quantidade de ADN com HIV que era detetada nas células de sangue dos pacientes foi diminuindo, até se tornar completamente indetetável. Um dos pacientes tem sido acompanhado há cerca de dois anos. Após o transplante nenhum vestígio do vírus pode ser encontrado no plasma”, revelou Kurizkes.

Após o transplante, os homens receberam uma dose mais leve de quimioterapia, algo que permitiu que continuassem com a medicação para o vírus do HIV durante todo o processo.

Os dois médicos vão agora permanecer atentos ao controlo eficaz de novas infeções.

Em destaque

Subir