Mundo

Médico propõe alimentação com sonda no nariz como dieta milagrosa

sonda_narizMédico norte-americano está a realizar um polémico tratamento de perda de peso, através de uma dieta (chamada ‘Ketogenic Enteral’) que se resume a uma alimentação feita através de uma sonda no nariz, durante um período de 10 dias. De acordo com o The New York Times, os pacientes perdem 10 por cento do peso, durante aquele período. Levantam-se questões de ética médica.

A dieta resume-se a uma alimentação por via de uma sonda, colocada no nariz, tratamento semelhante ao que é levado a cabo em pacientes que têm de ser alimentados em períodos de coma, por exemplo.

A sonda é colocada no nariz durante 24 horas do dia, sendo que os pacientes recebem uma dose de 800 calorias diárias, com vitaminas, aminoácidos e minerais. Estão proibidos de se alimentarem de outras formas. Em apenas 10 dias, perdem cerca de um décimo do peso total, o que representa uma enorme perda de peso num curto espaço de tempo.

O médico Oliver Di Pietro, que realiza o tratamento, assegura que os pacientes não passam fome, nem correm qualquer risco. A saúde está protegida, garante, até porque o método é exatamente o mesmo usado nos hospitais, quando doentes em coma, por exemplo, têm de ser alimentados por sonda, de modo assistido.

O problema desta dieta, chamada ‘Ketogenic Enteral’, está relacionado com questões éticas, já que um médico utiliza procedimentos hospitalares (que têm outros objetivos) para criar um negócio. E nesse sentido Oliver Di Pietro está a ser acusado de falta de ética.

O tratamento custa cerca de 1200 euros e, segundo Di Pietro, está a ser bem sucedido. Os pacientes estarão tão satisfeitos que o repetem. De acordo com este médico, que rebate polémicas, há muitos anos que o método é usado na Europa.

O objetivo, de acordo com Di Pietro, é permitir aos pacientes perderem peso, sendo que a saúde está salvaguardada. Visão oposta têm alguns médicos, que consideram que este tratamento representa o superar das fronteiras da ética médica ao serviço da imagem.

Em destaque

Subir