Nas Notícias

Médico dos ‘Maus Caminhos’ multiplicou a fortuna em 88 vezes

fraude-saude-maus-caminhos

Em três anos, um médico brasileiro multiplicou a fortuna por 88 com o desvio de verbas da saúde pública. Foi agora apanhado na operação ‘Maus Caminhos’ pela Polícia Federal.

O Brasil acordou em choque com este escândalo de desvio de dinheiro, no Amazonas. De acordo com os dados revelados pela Polícia Federal (PF), o montante da fraude supera os 30 milhões de euros.

O líder do esquema será Mouhamad Moustafa, o médico que administrava duas sociedades (Salvare e Simea) e uma fundação sem fins lucrativos (Instituto Novos Caminhos, INC) ligados à saúde.

Em apenas três anos, o suspeito multiplicou 88 vezes o património.

O antigo médico do exército brasileiro passou a usar automóveis (e a mulher também) topo de gama, comprou imóveis de luxo, alguns iates e até adquiriu um avião a jato.

Entre outras extravagâncias, Mouhamad Moustafa terá ainda usado o dinheiro desviado para contratar bandas mediáticas para um concerto privado.

A operação ‘Maus Caminhos’ teve início quando a Controladoria Geral da União detetou movimentações anómalas de fundos públicos para o INC, que aproveitava o regime das fundações sem fins lucrativos para ‘contornar’ as regras da contratação pública de entidades prestadores de serviços de saúde.

Ontem de manhã, a PF desencadeou operações de busca e apreensão, realizadas em cinco cidades, e efetuou detenções. Porém, não foi revelada qualquer informação sobre as apreensões e as detenções.

A Secretaria de Estado da Saúde vai assumir temporariamente a gestão das entidades privadas alegadamente envolvidas na fraude para que a prestação dos serviços de saúde não fique comprometida durante as investigações.

Em destaque

Subir