Nas Redes

Médico disponível para trabalhar de borla em zonas carenciadas do país

João Franklin Gonçalves é médico e lançou um desafio aos colegas de profissão para que possam dedicar um mês durante o verão em serviços clínicos grátis, nas zonas mais carenciadas de Portugal. Desde logo, o clínico disponibilizou-se para essa missão.

Se o verão é, normalmente, tempo de sol, descanso, convívios entre amigos e família, há quem queira utilizar o tempo para efeitos solidários.

João Franklin Gonçalves é cirurgião e decidiu lançar um desafio aos seus colegas, com o objetivo de levar cuidados médicos a zonas do país mais carenciadas, para que a saúde possa ser um direito de todos, em Portugal.

Apesar de considerar que a sua iniciativa possa ser “uma ‘gota no oceano'”, João Franklin Gonçalves decidiu avançar com o desafio deixado aos colegas de profissão, para que possam também eles realizar um trabalho grátis em benefício dos doentes de regiões mais carenciadas do país, nomeadamente nas zonas do interior.

“Tendo em conta as enormes dificuldades dos hospitais mais carenciados do interior ou das regiões menos apoiadas do país – onde tudo tem faltado! – estarei disponível para dedicar um mês de trabalho, neste verão e ‘pro bono’ (de forma voluntária e a custo zero), na minha qualidade de médico (cirurgião)”, explicou o médico, deixando o desafio.

“Será que algum colega, médico(a) ou enfermeiro(a) me querem acompanhar? Fica o desafio.”

Com vários anos de experiência como cirurgião, o médico espera criar uma onda de “solidariedade”.

Nas últimas semanas várias têm sido as notícias a dar conta de problemas no Serviço Nacional de Saúde.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, já veio a público criticar aquilo que chama de “empolamento sistemático de situações pontuais” no setor.

O governante com a pasta da Saúde, no Executivo de António Costa, tem sido criticado também pela redução para as 35 horas de trabalho no setor da saúde que estará a comprometer a ‘saúde’ da saúde, em Portugal.

Disso mesmo já deu conta o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães,

 Veja algumas fotos do médico:

Em destaque

Subir