Nas Notícias

Medicamentos: Parafarmácias geram fenómeno de baixa de preço

Medicamentos não sujeitos a receita médica são seis por cento mais baratos nas parafarmácias, indica um estudo da autoria da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. A proximidade de uma parafarmácia também reduz o preço, em comparação com as farmácias comuns.

Comprar medicamentos não sujeitos a receita médica nas parafarmácias é mais barato. Estes estabelecimentos praticam preços mais reduzidos, ao mesmo tempo que geram um fenómeno de concorrência, que leva a que a venda de fármacos noutros locais seja, também ela, afetada por um ‘saldo’.

Esta é a principal conclusão de uma pesquisa da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Neste estudo, procedeu-se à comparação dos preços praticados nas farmácias comuns e nas parafarmácias. Os custos dos mesmos fármacos variam de forma significativa.

Mais: a simples existência de uma parafarmácia leva a que os preços na área geográfica onde está inserida sejam mais baixos, pelo menos nas imediações. As farmácias comuns que se situam perto de uma parafarmácias têm preços mais reduzidos, em comparação com aquelas que não têm este tipo de concorrência.

Este estudo leva a crer que as farmácias procedem à pesquisa de preços e, mediante essa análise, definem o valor a cobrar pelos medicamentos não sujeitos a receita médica.

Em destaque

Subir