Nas Notícias

Medicamentos: Em Monção, os idosos carenciados têm apoios da autarquia

medicamentos v2

Cerca de 50 idosos de Monção, em comprovada situação de carência económica, vão beneficiar de apoios municipais para a compra de medicamentos, que podem atingir os 160 euros por ano. As candidaturas estão abertas e decorrem até ao dia 7 de setembro.

Em Monção, os idosos carenciados podem candidatar-se, desde ontem e até 7 de setembro, a apoios na compra de medicamentos, suportados pela autarquia.

Em comunicado, a Câmara salientou que o apoio, “destinado a 50 pessoas do concelho, com idade igual ou superior a 66 anos, com comprovada carência económica, traduz-se na comparticipação em 50 por cento do encargo do utente na compra de medicamentos com receita médica do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

“Cada utente terá um limite anual de 160 euros”, complementou a autarquia, ressalvando que os fármacos têm de ser adquiridos numa das seis farmácias existentes no concelho, pois “a conta corrente é feita através de um cartão que será disponibilizado aos beneficiários, sendo atualizado sempre que houver uma compra”.

Para esta medida, o orçamento municipal contempla uma fatia de 8000 euros, um apoio previsto num regulamento municipal, aprovado pelo executivo municipal em fevereiro passado, que foi sujeito a consulta pública, tendo sido publicado em Diário da República em julho passado.

Quando a medida foi aprovada, Augusto Domingues, presidente da Câmara de Monção, apresentou-a como uma iniciativa de “combate a situações de adversidade social” face “aos reduzidos recursos financeiros e ao envelhecimento progressivo da nossa população” local.

“Não queremos que ninguém deixe de tomar os remédios por não os poderem comprar. A nossa função é essa. Ajudar quem mais precisa”, complementou o autarca.

Em destaque

Subir