Nas Notícias

Medicamentos: Apifarma feliz com recuo do Governo

Recuo da ministra da Saúde, Ana Jorge, na redução do preço dos medicamentos vai de encontro às pretensões da indústria farmacêutica. Presidente da Apifarma garante que ficou salvaguardada a “estabilidade das contas ao Serviço Nacional.

O Ministério da Saúde planeava baixar o preço dos medicamentos, mas recuou, estabelecendo um acordo com a indústria farmacêutica. O Governo não reduz o preço, a indústria não perde, mas o Serviço Nacional de Saúde não será afetado.

O presidente da Apifarma – Associação da Indústria Farmacêutica, Almeida Lopes, congratula-se com o acordo estabelecido com Ana Jorge, que garante manutenção dos preços ao longo dos próximos dois anos.

“Foi criada uma plataforma de equilíbrio, que assegura os medicamentos a quem deles necessita. Este acordo permite estabilidade para todos operadores e garante também estabilidade nas contas do Serviço Nacional de Saúde”, sustenta Almeida Lopes.

Ana Jorge não assegura mais encargos para os utentes, após as alterações ao sistema de comparticipações, que o Governo vai promover.

“Estamos a preparar uma revisão, o que não significa uma alteração do valor das comparticipações”, disse apenas a ministra da Saúde.

Em destaque

Subir