Nas Notícias

Medicamento à base de canábis com sucesso nos ensaios e nas ações da farmacêutica

Um medicamento à base de canábis, o Epidiolex, baixou em 39 por cento o número de convulsões em crianças com epilepsia aguda infantil. Os bons resultados do ensaio levaram a GW Pharmaceuticals PLC a valorizar mais de 130 por cento nas bolsas de Londres e Nova Iorque.

Os dados foram apresentados pela própria farmacêutica e vão sustentar o pedido para aprovação daquele que será, oficialmente, o primeiro fármaco à base de canabidiol, uma substância que se extrai da canábis.

O Epidiolex foi concebido para tratar a síndrome de Dravet, uma forma rara de epilepsia aguda infantil e que é geralmente detetada no primeiro ano de vida.

Os ensaios clínicos demonstraram uma diminuição do número de convulsões de 39 por cento, enquanto no grupo de controlo essa redução foi apenas de 13 por cento.

O período de tratamento dos 120 pacientes, nesta fase III dos ensaios, foi de 14 semanas.

“Os resultados deste teste clínico do Epidiolex são importantes e empolgantes e sustentam a segurança e a eficiência de medicamentos à base de canábis em crianças com síndrome de Dravet, um dos tipos de epilepsia mais graves e difíceis de tratar”, salientou Orrin Devinsk, apresentado como médico e investigador no comunicado emitido pela empresa.

As boas notícias levaram a GW Pharmaceuticals PLC a disparar nas bolsas. Em Nova Iorque, as ações valorizaram 130,68 por cento, tendo ganho 139,95 por cento em Londres, onde estão com um valor unitário de 519,50 libras.

Em destaque

Subir