Apresentações/Novidades

Mazda lança novo MX-5 para replicar êxitos dos seus antecessores

Mazda-MX-5 114MazdaMX5 114 200A Mazda revelou a mais recente geração do MX-5 que apresentará publicamente no próximo Salão de Paris. O objetivo da marca japonesa é o de reeditar o grande sucesso dos seus ‘antepassados’, verdadeiras referências no segmento dos pequenos descapotáveis.

Claro que o regresso do ‘roadster’ japonês apela a uma estética que tem em conta o design da gama mais recente da marca e respetiva tecnologia, a conhecida Skyactiv. Daí o recurso a novos materiais e motores, que lhe permitem ser mais leve – em cerca de 100 quilos –  e também mais dinâmico.

Tendo em mente o prazer de condução que sempre norteou os MX-5, desde a primeira geração, este novo modelo foi concebido para chegar a novos utilizadores e não apenas aos indefetíveis do descapotável da Mazda.

Se o exterior do novo descoptável é bastante diferente, no habitáculo tudo soa a algo já visto, tanto a nível de design como de controlos. Até o volante parece semelhante a anteriores gerações

A modernização do conceito, com recurso a alumínio no capot, na mala e no capot dianteiro, uma amplitude de vias maior (10 mm mais largo), uma altura ao solo meno (20 mm mais baixo), uma menot distância entre eixos e também um menor comprimento, conferem ao novo MX-5 um aspeto mais compacto e desportivo.

MazdaMX5 214 600Para além de ser dotado com novos motores, há um que destaca pelo seu interesse comercial – é um 1.5 litros de injeção direta, com 140 cv. Acima haverá um 2.0 litros com 180 cv. Sempre com uma preocupação em termos de peso e redução das emissões de CO2.

Em ambos os casos reposicionados relativamente ao MX-5 da geração anterior, pois está colocado numa posição mais recuada e mais baixa, por forma a melhor distribuir o peso entre os dois eixos. E com isso ganha-se mais estabilidade e equilíbrio dinâmico.

Tudo aponta para que o novo descapotável da Mazda chegue ao nosso país na segunda metade de 2015. Por isso ainda a tempo do próximo Verão.

Em destaque

Subir