Apresentações/Novidades

Mazda faz regressar motor rotativo com RX Vision Concept

MazdaRXvision115

A Mazda resolveu fazer regressar o conceito dos desportivos equipados com motores rotativos, um pouco à maneira dos memoráveis RX-7 dos anos de 1970 e de 1980, e os dos RX-8 dos anos 1990 e 2000.

Para já o RX-Vision Concept é um protótipo, mas a marca japonesa poderá está a desvendar o conceito do que poderá ser o seu novo ‘2+2’ com propulsor de rotores.

Com a designação Skyactriv-R – fazendo alinhar este ‘concept’ com a atual ‘família’ Mazda, o motor do RX Vision Concept recupera a filosofia dos seus antecessores, pois é colocado na dianteira do veículo enquando a transmissão é feita ao eixo posterior.

A ideia é aplicada de uma forma inovadora, pois gera energia através do movimento rotativo de rotores triangulares – contrariamente ao que sucede com os pitões de funcionamento alternativo dos motores convencionais.

MazdaRXvision215

O visual exterior do RX Vision Concept também alinha com algumas das características que fizeram dos RX-7 e RX-8 desportivos únicos.

Claro que as linhas são adaptadas aos conceitos de design KODO atuais da Mazda, com destaque para grelha frontal – comum à restante gama – enquadrada entre óticas afiladas e um longo capot de linhas suaves e simples, que se prolongam pelos flancos, enquanto na traseira sobressaem farolins de pequenas dimensões, fazendo lembrar alguns coupés de pequenas marcas britânicas.

Em comunicado, a marca japonesa afirma que o RX-Vision Concept é “um símbolo o espírito sempre desafiante da empresa” e assume a “determinação de quebrar com o convencionalmente aceite na indústria”.

Veremos se será para breve o ‘ressuscitar’ para a estrada do 2+2 da Mazda.

Em destaque

Subir