Apresentações/Novidades

Fotogaleria: Mazda 3 cresceu em tamanho, segurança, estética e conectividade

Mazda3 114Mazda3 114 600A mais recente geração do Mazda 3 cresceu em tamanho, alinhou pela estética das últimas berlinas da marca e ainda ganhou conectividade, por força do equipamento de navegação que caracteriza esta versão SKYACTIVE-G Evolve HS Navi, equipada por uma motorização 1.5 a gasolina.

O design ‘KODO’ – ou a alma em movimento, como preconiza a marca de Hiroshima – confere ao novo Mazda 3 um aspeto que é simultaneamente agressivo e vanguardista, ‘envelope’ estético que tem o seu ‘cartão de visita’ numa secção frontal marcada pela generosa grelha semelhante à que encontramos no Mazda 6.

As óticas esguias, esculpidas nos guarda-lamas mergulhantes enquadram o friso cromado que percorre agrelha até ao pára-choques onde se inserem as luzes de presença LED e os espalhadores, bem como a entrada de ar inferior.

Mazda3 314 600O guarda-lamas definem a linha suave de cintura que percorre o flanco deste Mazda, desencontrada com aquela que termina nos farolins posteriores, que à imagem das óticas dianteiras são novas e conferem um visual diferente à secção traseira, rompendo também aí com a estética do seu antecessor.

Seja na cor pérola deste exemplar, no vermelho Soul ou nos tons Titanium Flash e Azul Crystal, são acentuadas as caraterísticas de sofisticação do novo modelo, que se destaca pelas maiores dimensões, apesar de manter o seu formato ‘hatchback’. Isto também implicou uma maior rigidez da carroçaria e maior distância entre eixos.

O interior do novo Mazda 3 confere a imagem deixada pela estética, com um habitáculo caraterizado por cuidados ao nível do detalhe, ainda que se possa questionar o posicionamento de algum equipamento.

Mazda3 214 600O posto de condução tem uma boa acessibilidade a todos os comandos, quer os relacionados com os orgãos vitais do automóvel, quer com o equipamento de entretenimento. O volante possui comandos do sistema de navegação replicados na consola e no pequeno ecrã de sete polegadas WVGA, que parece desenquadrado do painel de instrumentos, pois não surge integrado no mesmo.

De resto o sistema HMI é bastante completo, disponibiliza um grande número de opções e cálculos de rotas e apoio áudio em 18 línguas de texto e 28 idiomas, para além de todas as informações de comunicação e entretenimento, compreendendo, para além do rádio e mapas, apresentação de SMS, MMS e e-mail.

Para além de bancos envolventes e tecidos de alta qualidade, o interior possui um design que transmite a próprio sentimento estético deste novo Mazda 3, com tons negros e cinza, num contexto coerente.

O design do pára-brisas contribui para a excelente visibilidade para a frente, com os sensores de estacionamento a serem muito úteis dado o aumento de dimensão deste modelo, onde é perceptível uma grande redução de vibrações relativamente ao seu antecessor, que também perde para este novo Mazda 3 em termos de capacidade de carga, que se cifra em 350 litros e aumenta para 1263 com os bancos rebatidos.

Mazda3 414 600Equipada com o motor SKYACTIV-G 1.5 de 100 cv, esta versão revelou-se muito poupada no que aos consumos diz respeito, com uma média a cada 100 km de pouco mais de 5 litros, enquanto que as emissões de CO2 – canalizadas pelo escape em formato 4-2-1 – se ficam pelos 119g/km. Uma melhoria relativamente ao anterior motor MZR de 1,6 litros. A caixa de seis velocidades ajuda a baixar os consumos mas não se revela uma necessidade face ao peso deste automóvel.

O facto da suspensão ser mais leve e rígida, com uma geometria e amortecedores novos, e um sistema elétrico de direção melhorado, contribui para esta melhoria no controlo do automóvel, tal como no que se refere à resposta dos travões, graças ao menor curso dos pedais, ao sistema SCBS (autónomo de emergência para velocidades até 30 km/h), ao ABS, ao EBD (distribuição eletrónica da força de travagem) e à EBA (assistência à travagem).

Em termos de preço a versão ensaiada é a mais cara de todas as equipadas com o motor 1.5 SKYACTIV-G, já que o Evolve HS Navi é proposto a 22.650 euros, ligeiramente acima das restantes quatro versões, com a mais baixa a ser a Essence (18.600 euros), seguindo-se a Evolve (21.050 euros), a Evolve Navi (21.450) e a Evolve HS (22.250 euros).

Fotogaleria:
{gallery}imagens/galerias/mazda3_2014{/gallery}

Fotos: CARLOS A. TAVARES

Em destaque

Subir